quinta-feira, 18 de junho de 2009

Monteiro Lobato como melhor amigo

A coleção de literatura infantil
do autor foi um grande
tesouro na infância da atriz.
Me apresentou e me fez apaixonar pela leitura

Na lista dos livros favoritos da atriz Christine Fernandes quando criança estão nomes como Monteiro Lobato e Jorge Amado. Seu filho Pedro, de 5 anos, está aprendendo a ler sozinho, mas já foi apresentado ao “melhor amigo” de infância de sua mãe. Confira esse e outros depoimentos de famosos em comemoração ao mês da literatura infantil na CRESCER.

Crescer: Quais livros marcaram sua infância?
Christine: Eu tinha um tesouro (que é até hoje pra mim), que era toda a coleção do Monteiro Lobato. Foi, sem dúvida, meu melhor amigo e companheiro constante na infância. Me apresentou e me fez apaixonar para sempre pela leitura. Lembro, também, de algumas obras avulsas como o O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon), Menino do Engenho (José Lins do Rego), mais tarde, Capitães de Areia (Jorge Amado) e por aí vai...

Crescer: Você já os leu para seu filho?
Christine: Pedro está aprendendo a ler este ano e fica mais resistente à idéia de alguém lendo para ele. Ele quer ler sozinho, mas ainda não dá conta. Tenho escolhido livros simples para esta fase porque assim ele pode tentar ler sem se cansar ou se sentir pressionado. A leitura é simples, bem silábica e posso começar a ler a qualquer instante para ele não ficar desmotivado.

Crescer: Já procurou os livros para que seu filho leia também?
Christine: Volta e meia dou algum livro de Monteiro Lobato para ele, mas acho que ele só vai aproveitar mesmo quando estiver lendo sozinho. Monteiro Lobato é uma viagem maravilhosa que precisa da imaginação silenciosa. Há livros ótimos para a idade dele que eu não conheci na minha infância, como os da Ruth Rocha e da Ana Maria Machado.

Fonte: Revista Crescer

0 comentários: